sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lúpus



Remédio para reduzir efeitos do lúpus será testado em humanos


PARIS, 1 Set 2010 (AFP) -O clopidogrel, um medicamento cardiológico, testado em camundongos afetados por graves formas de lúpus - uma doença de origem desconhecida e frequente na América do Sul, inclusive no Brasil -, melhorou as condições de saúde das cobaias e prolongou significativamente sua expectativa de vida, segundo pesquisas que devem produzir um teste clínico humano em 2011 na França.

A doença, que afeta uma população jovem, especialmente mulheres em idade reprodutiva, se manifesta geralmente por dores articulares intensas, lesões cutâneas no rosto e problemas renais mais ou menos severos, mas também pode afetar outros órgãos, como o cérebro ou o coração.
Médicos e cientistas franceses, cujos trabalhos foram publicados esta quarta-feira na revista científica americana Science Translational Medicine, acabam de demonstrar que este tipo de medicamento tem efeitos muito interessantes no tratamento da doença, conhecida como lúpus eritematoso sistêmico (LES).
O clopridogrel faz parte, assim como a aspirina, da família de medicamentos antiplaquetários, que ajudam a prevenir a formação de coágulos perigosos. Ele é prescrito para reduzir o risco de crise cardíaca (infarto) ou acidente vascular cerebral (AVC).
"A doença afeta uma pessoa em cada 10.000 e 9 mulheres para cada homem" e "se apresenta com frequência na Ásia, na América do Sul (Brasil...), no México e nas Antilhas", disse o professor Patrick Blanco, especialista em imunologia (CHU de Bordeaux, França).
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o organismo ataca algumas de suas partes como se fosse um elemento estranho.
Os tratamentos disponíveis para as formas graves (corticóides, imunosupressores...) são apenas paliativos.
BC/jca/mvv/LR

2 comentários:

Unknown 17 de setembro de 2010 às 13:03  

Senhores governantes!!!
Estou esperando minha aposentadoria.
Tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Somos muitos á esperar as responsabilidade dos governantes.
Tenham Mais reipeito conosco.

Unknown 19 de setembro de 2010 às 16:02  

Oi, vim retribuir a visita, e adorei seu blog, estou te segindo, e aparece sempre por la. Me add no msn
cinhamaximo@hotmail.com.
Bj no coração

Tecnologia do Blogger.

Meu espaço

Meu espaço

Agora no meu blog

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP