terça-feira, 7 de setembro de 2010

Alimentação para pessoas com doença renal crônica

Comer de forma equilibrada, reduzir ou eliminar o sal da dieta e controlar o consumo de líquidos não é tarefa fácil para quem tem problema renal crônico e necessita dialisar.  A maior parte de água que eliminamos do nosso corpo, cerca de 90% é através dos rins e somente 10% é pela respiração, pele e fezes. Por isso, quem urina pouco ou não urina, vai acumulá-la, aumentando o ganho de peso entre as sessões de diálise.

O sal é um dos maiores inimigos do paciente renal. É possível acostumar-se a comer sem sal ou com pouco sal, desde que aprendamos a utilizar no nosso cardápio temperos como: alho, pimenta, páprica, salsa, cheiro verde, cebola, azeite de oliva, vinagre, etc. Sua nutricionista pode lhe orientar sobre isso. 

As proteínas são indispensáveis na sua dieta e não devem ser eliminadas sem orientação do profissional nutricionista.

O fósforo está nas proteínas, mas também pode está contido em aditivos e conservantes de alguns alimentos industrializados. Deve ser consumido com controle.

O cálcio é importante na formação dos ossos e outras funções do organismo, mas para quem tem problema renal nem sempre ele é indicado. Use-o apenas quando prescrito pelo seu médico.

Em caso de diabetes, evitar açúcar ou alimentos que o contenha. Porém, não recomendamos retirá-lo da rotina alimentar, exceto em caso de sobrepeso ou obesidade.

Evite gorduras de origem animal como: bacon, toucinho, frituras, etc. Prefira a gordura do azeite de oliva que é um excelente alimento.

O potássio deve ser ingerido com cuidado, para quem tem doença renal ele pode ser um grande vilão. Ele está presente nos feijões, frutas e hortaliças. Escolha sempre frutas e hortaliças que tenham menos potássio e a água do feijão deve ser trocada.

As medicações também fazem parte dos cuidados diários dos pacientes com doenças renais. Não devem ser utilizados de forma incorreta e irregular. 

Fonte: Boletim Informativo da Diálise, n 1, 2010.
Mariana Rodrigues - Nutricionista da Clinutre

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Meu espaço

Meu espaço

Agora no meu blog

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP